Unhas Pretas

Unhas pretas ou com manchas enegrecidas podem ser sintomas de câncer de pele e muitas vezes são confundidas com hematomas.

Manchas Pretas nas Unhas

Manchas pretas ou marrons nas unhas podem ser indício de melanoma maligno ou nevo melanocítico. O primeiro é um tipo grave de câncer de pele e o segundo manifesta-se como uma pinta preta que pode ou não se transformar em melanoma.

Essas manchas devem ser observadas com muita atenção e não devem ser confundidas com as manchas roxas ou azuladas de hematomas causados por alguma pancada na unha.

Um hematoma desaparece passado pouco tempo, mas uma mancha preta que não causa dor e existe há mais de seis meses pode ser um melanoma.

O que fazer?

Recomenda-se fazer uma visita a um dermatologista para que seja feita uma investigação minuciosa sobre a causa da unha ter ficado preta ou com manchas.

O melanoma tem um potencial de metástase elevado e a região bem vascularizada dos dedos favorece ainda mais a proliferação da doença.

Muitas vezes as pessoas não imaginam que um câncer de pele pode se formar sob as unhas e quando vão ao médico os casos já estão num estágio bastante avançado.

O melanoma, como todos os outros tipos de câncer, desenvolve-se de forma gradativa, por isso é importante estar atento a qualquer mancha preta ou marrom que apareça nas unhas.