Varizes: Saiba Mais Sobre Causas E Prevenções

O sangue que circula pelo nosso corpo é bombeado em seu trajeto descendente até os pés através da pulsação do coração, das artérias e pela ajuda da força da gravidade, logo o seu percurso de volta, no sentido ascendente necessita de um auxílio extraque permita seu retorno ao coração para que então realize o processo de oxigenação e dê continuidade ao seu ciclo normal.

Esse auxílio extra é realizado pelos movimentos dos músculos nas passadas, através das contrações dos pés e panturrilhas, jogando o sangue para cima, além dessas contrações musculares, minúsculas válvulas existentes nas paredes das veias, promovem um trabalho essencial na concretização do retorno sanguíneo, pois as mesmas se abrem e fecham continuamente impulsionando o sangue até o coração.

Todo esse mecanismo, tão interessante e importante, sofre um abalo quando algumas válvulas do sistema venoso superficial começam a falhar, fazendo com que o sangue pare nas partes mais baixas das pernas, acumulando-se nos pontos onde as válvulas não estão funcionando causando um excesso de pressão, dilatando cada vez mais a parede das veias e provocando a instalação rápida das varizes, deixando a pele toda marcada.

As varizes estão muito presentes no sexo feminino devido ao hormónio progesterona que age enfraquecendo as paredes das veias que consequentemente se dilatam, a fragilidade das veias não permitem que o sangue seja impulsionado em direção ao coração, se o nível de progesterona aumenta, por algum distúrbio hormonal ou durante a gravidez as chances de surgirem varizes tornam-se maiores. Além disso, fatores como hereditariedade, permanência em pé por várias horas do dia (lei da gravidade), celulite (retenção de líquidos e toxinas na pele), pílulas anticoncepcionais (aumento de progesterona), obesidade e fumo, também exercem grande influencia no surgimento das varizes.

Quanto à prática de atividades físicas, preconiza-se que modalidades como o halterofilismo contribuam no aparecimento das varizes, por se exercer um esforço em excesso na parte de cima do corpo, fazendo com que a pressão aplicada sobre as pernas comprometa o retorno do sangue ao coração, já exercícios como a musculação podem contribuir para prevenção pois ao realizar a contração muscular para execução dos mesmos, estes contribuem para o retorno venoso, exercícios aeróbios como: caminhada, ciclismo, natação são muito indicados tanto na prevenção como no tratamento das varizes, bem como os

Exercícios realizados no solo, em decúbito dorsal:

1) elevando as pernas e os quadris e executando movimentos de pedalada com as pernas

2) elevar as pernas mantendo os pés paralelos ao corpo

3) apóie as duas pernas na parede e pressione-a com a direita por 15 segundos (mantenha a outra relaxada), repita mais 4 vezes e faça o mesmo com a perna esquerda

4) eleve o corpo e as pernas e mantenha a posição por 15 segundos, desça e repita mais 4 vezes

5) ainda em decúbito dorsal pedale no ar sem elevar os quadris

6) por fim, fique de pé e flexione a ponta do pé direito para a frente e para trás, repita 4 vezes e faça o mesmo com o pé esquerdo.