Veja como aliviar dor na coluna sem precisar de remédios

Fazer alongamentos é uma boa forma de aliviar dor na coluna lombar ou cervical sem precisar de remédio. Muitos casos de lombalgia (dor lombar) e cervicalgia (dor cervical) são causados por contraturas e tensões musculares que podem ter diversas causas, como estresse, má postura, esforço físico, falta de magnésio, entre outras.

Veja como aliviar dor na coluna sem precisar de remédios

Os alongamentos também são indicados para aliviar a dor na coluna provocada por hérnia de disco e bico de papagaio. Alongar os músculos das costas e do pescoço alivia a pressão sobre a coluna vertebral, ajudando a reduzir e até acabar com a dor.

Como aliviar a dor na coluna cervical

Alongamento I:

Veja como aliviar dor na coluna sem precisar de remédios

1) Puxe a cabeça para o lado usando uma das mãos, tentando aproximar a orelha do ombro;

2) O braço oposto permanece esticado ao lado do corpo;

3) Mantenha a posição durante 30 segundos;

4) Repita do lado oposto até completar 3 séries.

Alongamento II:

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1) Entrelace os dedos das mãos atrás da nuca;

2) Puxe a cabeça para frente até encostar o queixo no peito;

3) Manter a posição por 30 segundos;

4) Repita por 3 vezes.

Veja aqui o que você pode fazer para aliviar a dor na coluna cervical.

Como aliviar a dor na coluna lombar

Alongamento I:

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1) Deite de barriga para cima sobre uma superfície rígida;

2) Dobre as pernas sobre o abdômen e abrace os joelhos;

3) Puxe as pernas contra a barriga até sentir esticar a coluna lombar;

4) Mantenha a posição por 30 segundos;

5) Volte lentamente e repita por 3 vezes.

Alongamento II:

Veja como aliviar dor na coluna sem precisar de remédios

1) Deite-se de barriga para cima sobre uma superfície rígida, com os braços abertos;

2) Dobre uma das pernas mantendo a planta do pé no chão;

3) Respire profundamente enquanto deixa a perna que está flexionada cair para o lado oposto, até sentir alongar a coluna lombar;

4) Mantenha a posição por 30 segundos e volte lentamente;

6) Repita do lado oposto e faça 3 séries.

Alongamento III:

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1) Sente-se no chão com a coluna ereta, pernas esticadas e unidas, com pés e dedos puxados para trás, na direção do corpo;

2) Inspire profundamente. Durante a expiração, comece a enrolar o tronco para frente, alongando primeiro a coluna lombar e depois as costas como um todo. Mantenha os pés e os dedos voltados para cima e tente segurar os pés, como na figura;

3) Mantenha a posição de alongamento durante 1 minuto. Volte à posição inicial durante a expiração, desenrolando a coluna de baixo para cima, desde o cóccix até à cabeça.

Repita o alongamento 2 vezes.

Leia também: Dor na coluna lombar: O que fazer e como evitar

Consulte um médico se as dores nas costas vierem acompanhadas de outros sintomas como formigamento, dormência ou alterações na sensibilidade dos membros superiores ou inferiores.

Saiba mais em:

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