Veja por que a beterraba não engorda e conheça os seus benefícios

A beterraba não engorda porque é um alimento pouco calórico, com 55 a 65 calorias por unidade. Cada 100 gramas de beterraba crua e cozida tem cerca de 32 kcal e 50 kcal, respectivamente. Por isso a beterraba pode ser incluída nas dietas para emagrecer.

Veja por que a beterraba não engorda e conheça os seus benefícios

Além das poucas calorias, a beterraba possui fibras, que promovem saciedade e contribuem assim indiretamente para o processo de emagrecimento.

Contudo, a beterraba deve ser consumida com moderação, já que possui cerca de 11% de carboidratos (açúcares) em sua composição. Em grandes quantidades, os carboidratos são armazenados sob a forma de gordura corporal e podem fazer engordar.

A beterraba também é um alimento com alto índice glicêmico, o que significa que é absorvida rapidamente pelo organismo, podendo provocar picos de açúcar no sangue que podem favorecer o ganho de peso.

Suco de beterraba

Veja por que a beterraba não engorda e conheça os seus benefícios

Beber suco de beterraba antes do treino pode melhorar o desempenho durante o exercício, pois a beterraba possui nitrato, que no organismo é transformado em óxido nítrico. Essa substância provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o aporte de oxigênio e glicose (açúcar) para os músculos.

Com mais nutrientes, os músculos trabalham com mais eficiência, aumentando a energia, a força de contração e a resistência física, além de melhorar a recuperação pós-treino.

Nesse ponto, pode-se dizer que o suco de beterraba contribui indiretamente para o emagrecimento, já que treinos mais intensos queimam mais calorias.

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Beterraba não emagrece

Não seria correto afirmar que a beterraba "emagrece", já que o seu consumo por si só não produz efeitos na perda de peso ou na redução da gordura corporal.

Trata-se, portanto, de um alimento muito saudável, com poucas calorias, que pode melhorar o desempenho nos exercícios físicos, sobretudo aeróbicos, e trazer diversos benefícios para a saúde devido aos seus nutrientes.

A dose indicada de beterraba é de 3 a 5 colheres de sopa por dia.

Benefícios da beterraba para a saúde

Rica em antioxidantes

A beterraba é riquíssima em substâncias antioxidantes como licopeno, betacianina e vitaminas A, E e C. Os antioxidantes são muito importantes porque protegem contra os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, processos inflamatórios e degenerativos.

Veja por que a beterraba não engorda e conheça os seus benefícios

Assim, a beterraba contribui para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como o de pulmão, fígado e pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. Os antioxidantes também ajudam a prevenir doenças da visão como degeneração macular e catarata.

Fonte de vitaminas e minerais

A beterraba fornece boas doses de vitaminas A, K, C e E, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B9) e minerais como ferro, cálcio, potássio, manganês, cobre e magnésio.

Vitamina A

Tem propriedades antioxidantes, mantém o bom funcionamento da visão, protege a saúde dos olhos e auxilia o sistema imunológico na prevenção de infecções.

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Vitaminas do complexo B

As vitaminas B1, B2, B5 e B6 participam no metabolismo do corpo e atuam sobre o sistema nervoso. A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é essencial na formação de células sanguíneas e na produção de DNA, além de prevenir malformações fetais durante a gravidez.

Saiba mais em: Para que serve o ácido fólico?

Vitamina E

Também tem ação antioxidante e protege as membranas celulares, sobretudo das células de defesa do organismo.

Vitamina C

Também conhecida pela sua poderosa ação antioxidante, a vitamina C participa na maturação dos glóbulos brancos, na coagulação sanguínea, na cicatrização, entre outras funções. A vitamina C é muito importante para prevenir e tratar a anemia, pois melhora a absorção de ferro, que também está presente na beterraba.

Conheça outras fontes de vitamina C em: Como Tomar Vitamina C de Forma Natural

Vitamina K

Desempenha uma importante função na coagulação sanguínea. A falta de vitamina K causa hemorragias e dificuldade de coagulação do sangue.

Cálcio

Mineral essencial na formação e manutenção dos ossos e dentes, é fundamental para prevenir e tratar a osteoporose.

Veja quais são os alimentos ricos em cálcio.

Magnésio

Outro mineral presente no esqueleto, também é importante para a saúde dos ossos, atuando juntamente com o cálcio.

Potássio

Atua na regulação da pressão arterial e da acidez do sangue, favorece a digestão, participa nas contrações musculares e na condução dos impulsos nervosos, entre outras funções.

Conheça a importância do potássio na saúde.

Manganês e cobre

Ambos são antioxidantes. O cobre é usado pelo organismo na formação de hemoglobina e colágeno, sendo assim necessário na formação e reparação dos tecidos.