Vinagre de maçã para emagrecer: saiba como usar e veja os benefícios

Para emagrecer com vinagre de maçã, você deve diluir 1 colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e tomar antes do café da manhã, almoço e jantar. O seu uso deve estar associado a uma dieta balanceada, com poucas calorias.

Vinagre de maçã para emagrecer: saiba como usar e veja os benefícios

O vinagre de maçã ajuda a emagrecer porque potencializa o processo de emagrecimento de diferentes formas, acelerando o metabolismo, controlando o apetite, melhorando a digestão e retardando a absorção dos carboidratos.

Benefícios do vinagre de maçã para emagrecer

Acelera o metabolismo

O benefício mais conhecido do vinagre de maçã para auxiliar o emagrecimento é o seu efeito termogênico, que aumenta o metabolismo e o gasto energético, fazendo o corpo queimar mais calorias durante a sua digestão.

Promove saciedade

O vinagre de maçã possui quercetinas, substâncias que atuam de maneira semelhante às fibras, retardando o esvaziamento do estômago e prolongando a sensação de saciedade. Esse efeito ajuda a controlar o apetite e diminuir as doses nas refeições.

Ajuda a prevenir o acúmulo de gordura corporal

O vinagre de maçã torna mais lenta a absorção dos carboidratos ingeridos nas refeições. Essa ação é importante porque evita picos de açúcar no sangue que estimulam o corpo a armazenar gordura, além de fazer a pessoa sentir fome pouco tempo depois que comeu.

Quando absorvidos rapidamente, os carboidratos elevam os níveis de glicose (açúcar) sanguínea, obrigando o pâncreas a secretar mais insulina. A insulina é o hormônio responsável por levar o açúcar para dentro das células para ser transformado em energia. Com mais insulina no sangue, rapidamente as taxas de açúcar caem e o cérebro emite o sinal de "fome" para equilibrar os níveis de glicose circulante.

Vinagre de maçã para emagrecer: saiba como usar e veja os benefícios

Além disso, o vinagre de maçã possui pectina, uma fibra solúvel que diminui a absorção da gordura dos alimentos pelo organismo, contribuindo também para a diminuição dos níveis de colesterol.

Melhora a digestão

O vinagre de maçã melhora o funcionamento do estômago, contribuindo para uma melhor digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos, o que também contribui para o processo de emagrecimento.

Vale lembrar que para usufruir dos benefícios do vinagre de maçã sem prejudicar a sua saúde, é importante não ultrapassar a dose máxima de 3 colheres de sopa por dia. Devido à sua acidez, o vinagre de maçã em excesso pode causar irritação do estômago, queimação ou problemas gástricos, sendo por isso contraindicado para quem tem gastrite, úlcera, aftas e problemas gastrointestinais.

Saiba mais em:

Veja como fazer a dieta do vinagre de maçã para emagrecer

Conheça os fantásticos benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde

Como usar vinagre de maçã para ter cabelo e pele bonitos e saudáveis