Vitamina D3

A vitamina D3 (colecalciferol) é uma das formas da vitamina D, sendo produzida quando a pele é exposta à radiação ultravioleta do sol. É um importante hormônio que atua diretamente na absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, bem como na fixação desses minerais no esqueleto.

Benefícios da Vitamina D3

  • Fundamental para o desenvolvimento e saúde dos ossos e dentes;
  • Atua no sistema imunológico, coração, cérebro e pâncreas;
  • Regula as concentrações de cálcio e fósforo no sangue, atuando na absorção ou eliminação desses minerais.

Alimentos com Vitamina D

Leites e cereais muitas vezes são reforçados com vitamina D, uma vez que são raros os alimentos que contêm essa vitamina. Alguns deles são a gema do ovo, fígado, manteiga, salmão, sardinha, atum e outros tipos de peixe. Entretanto, para que a vitamina D possa ser transformada em vitamina D3 é fundamental que a pele seja exposta ao sol. Sem sol não há vitamina D3 (colecalciferol).

Falta de Vitamina D3

A falta de vitamina D no organismo pode ocorrer devido à ingestão insuficiente da vitamina, falta de exposição ao sol ou alteração na capacidade de absorção. Essa deficiência causa raquitismo nas crianças e osteoporose nos adultos. A primeira se caracteriza pelo crescimento deficiente e anormalidades nos ossos longos. Pode ocorrer também em fetos quando as mães possuem deficiência de vitamina D. Já a osteoporose causa diminuição da massa óssea, deixando os ossos frágeis.

Outras doenças como o câncer, tuberculose, pressão alta, esclerose múltipla, depressão e esquizofrenia também estão associadas à falta de vitamina D.