Vitaminas das Frutas

As frutas são fontes naturais de vitaminas e sais minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde. Para um melhor aproveitamento das vitaminas das frutas e seus benefícios, recomenda-se que estas sejam consumidas na forma in natura. 

  • Manga: Rica em vitamina A, C, B1, B2 e B5, é também uma excelente fonte de betacaroteno, uma substância que é transformada em vitamina A depois da ingestão e que tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e formação de células tumorais. Também é boa fonte de fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco;
  • Açaí: Contém vitaminas C, E, do complexo B e também antocianina, um antioxidante que melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos e também a circulação, além de ser rica em ferro, cálcio e potássio;
  • Uva: Contém poucas quantidades de vitamina C e do complexo B. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo;
  • Abacaxi: Rico em vitamina A, C e B1, também é fonte de magnésio, potássio, cálcio e fósforo;
  • Tangerina: Rica em vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e fósforo. A vitamina C é um excelente antioxidante natural, atuando também sobre o sistema imunológico e circulação sanguínea;
  • Pera: Contém vitamina C, provitamina A, um pouco de vitaminas do completo B e boas doses de sais minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo;

  • Morango: Rico em vitamina C, A, E, B5 e B6, contém também minerais como cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. O morango é rico em flavonóides, excelentes antioxidantes;
  • Melão: Rico em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro, potássio e cobre;
  • Melancia: Contém boas doses de vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno (vitamina A), cálcio, fósforo e ferro;
  • Maracujá: Rico em vitamina C, A, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e fósforo;
  • Mamão: Possui boas doses de vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina A (betacaroteno), além de conter potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio;
  • Maçã vermelha: Contém grande quantidade de vitamina C, E e do complexo B;
  • Limão: Rico em vitamina C, também apresenta vitamina B1, B2, fósforo e cálcio;
  • Laranja: Muito rica em vitamina C, também contém vitamina A e vitaminas do complexo B, sendo também rica em fósforo, cálcio e ferro;
  • Goiaba vermelha: Excelente fonte de vitamina C, possui também vitamina A e B1, oligoelementos como cálcio, fósforo e ferro, além de conter licopeno, um poderoso antioxidante;
  • Caju: Muito rico em vitamina C, fornece também betacaroteno (vitamina A), vitamina do complexo B, cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro;
  • Banana: Fornece boas doses de vitaminas do complexo B e vitamina C, sendo também muito rica em potássio;
  • Ameixa: Contém grandes quantidades de vitamina C, vitamina A (betacaroteno) e vitamina B2, apresentando também alto teor de potássio;
  • Acerola: Riquíssima em vitamina C e vitaminas do complexo B, possui alto teor de betacaroteno e oligoelementos como cálcio, fósforo, ferro, magnésio e manganês;
  • Abacate: Excelente fonte de vitamina E, também contém boas doses de vitamina A, C, B6 e sais minerais como potássio, ferro, magnésio e ácido fólico. O abacate também possui glutationa, uma substância com ação antioxidante e desintoxicante;
  • Graviola: Rica em vitamina C e B1.