Yoga emagrece mesmo? Saiba como a prática ajuda a perder peso

Yoga emagrece se o estilo praticado for mais intenso, como o Power Yoga, Asthanga e Iyengar, por exemplo. Em uma aula de yoga dessas modalidades é possível queimar entre 300 e 500 calorias, o que certamente ajuda a emagrecer.

Yoga emagrece mesmo? Saiba como a prática ajuda a perder peso

Por outro lado, algumas modalidades de yoga são mais suaves, tendo como foco a meditação e os mantras. O Hatha Yoga, por exemplo, é um estilo mais suave, que queima em média apenas 100 a 200 calorias por aula.

Benefícios do yoga para emagrecer

Queima calorias

Embora o emagrecimento não seja propriamente um dos objetivos do yoga, a prática não deixa de ser uma atividade física e, portanto, queima calorias. Tudo o que aumenta o gasto calórico do corpo contribui para o emagrecimento, desde que a alimentação seja balanceada e saudável.

Equilibra a mente

Talvez o maior benefício do yoga para a perda de peso esteja no equilíbrio mental. Uma mente mais saudável e equilibrada consegue seguir com mais rigor e disciplina uma dieta para emagrecer.

Além disso, sabe-se que o yoga combate a ansiedade, que muitas vezes é a responsável pela compulsão de comer doces e outros alimentos altamente calóricos.

Yoga emagrece mesmo? Saiba como a prática ajuda a perder peso

Portanto, dizer que yoga emagrece não é um engano. O controle da ansiedade e do estresse somados ao gasto calórico dos movimentos mais intensos certamente favorecem a perda de peso.

Outros benefícios do yoga para o corpo incluem ainda a melhora da consciência corporal, flexibilidade e respiração, bem como o fortalecimento da musculatura.

Veja também: A Yoga e seus Benefícios

Contudo, é importante lembrar que o yoga não é propriamente uma atividade física indicada para emagrecer. Quem deseja perder peso mais rápido e de forma mais consistente deve fazer outro tipo de exercício, como andar, correr, pedalar, nadar, musculação, entre outras.

Saiba mais em:

Exercícios para Perder Barriga e Emagrecer Rápido

Como queimar calorias mais rápido com pouco tempo para o exercício

Apesar de todos os seus benefícios, é preciso ter alguns cuidados antes de começar a praticar yoga. Pessoas com problemas na coluna, pressão alta, problemas nas articulações e as grávidas devem passar por uma avaliação antes de iniciar as aulas.